top of page
  • Foto do escritorRodrigo Faria Matheucci

A origem do Grupo DNA

*Por Rodrigo Faria Matheucci, CEO


A origem do Grupo é simples, foi de um sonho do meu pai. Ele, natural de Tupã, interior de SP, se mudou com a família aos 6 ou 7 anos de idade, para um apartamento ali no centro de São Paulo, próximo à Rua 25 de março. Ele e a família toda em dois quartos durante alguns anos - eram em 7 pessoas. Aos 11 se mudou para uma casa no mesmo quarteirão, mas com mais espaço. Estudou na Escola Pública Prudente de Morais, ao lado da Pinacoteca Municipal de São Paulo.


Aos 17 passou em biologia no Mckenzie mas em pouco menos de 1 ano tentou novamente o vestibular e entrou na USP de Ribeirão Preto, para Biologia também. Após alguns anos, seguiu para o mestrado e depois doutorado e pós doc. Sempre na linha de bioquímica e genética. Enquanto estava no doutorado, era professor de bioquímica na Medicina da Santa Casa. E foi nessa época de sua vida que ficou clara a vontade de começar a devolver para sociedade tudo que seus anos de academia pública o ensinaram.


Em 1996, criou a DNA Consult Genética e Biotecnologia, em São Paulo capital. Mas, ao ser convidado por um colega para dar uma aula como professor convidado na UFSCar, em São Carlos, se apaixonou pela cidade e não se via mais morando em São Paulo enfrantando tudo que um novo empreendedor enfrenta em uma grande capital.


Foi assim que, em 1998, nasceu a DNA Consult em São Carlos, com seus exames de paternidade humana acessíveis e desenvolvidos pela equipe científica. Os anos se passaram e a DNA Consult começou a variar o portifólio de produtos, entrando no ramo de exames genéticos para camarões, avestruzes, bovinos, equinos e por ai vai. O negócio parecia estabelecido.


Entre 2008 e 2010 a empresa começou a se transformar no que é hoje, devido a uma série de necessidades que o MAPA, Ministério da agricultura e pecuária, a empresa deixou de fazer exames em animais e passou a focar em humanos. Com menos clientes, menos receita e mais oportunidades, a DNA começou a aplicar sua expertise em análises genéticas para diagnósticos em humanos.


Esse novo capítulo da história da empresa foi fundamental para o nascimento do Grupo DNA. Foi ali que outro sonho começou a nascer, o de empoderar a população com exames genéticos acessíveis e entendíveis por todos. A percepção que isso era uma possibilidade foi evidenciada pelo movimento dos testes DTC no mercado americano, em especial com a famosa 23andMe e Ancestry. Nasceu a DNA Club.


Então, em 2019, a DNA Club efetivamente saiu do papel. Os esforços científicos constantes e a busca por inovação deram a cara do ecossistema de saúde oferecido hoje para os clientes B2C da Club. Mas não parou por ai! Em 2020, paramos de chamar a DNA Club de spin-off e passamos a chama-la de marca do Grupo DNA.


Ainda na pandemia, em meados de 2021 nasceu também a DNA School e a iniciativa DNA Pets, lançada oficialmente em 2022.


Claro que são muitos capítulos da vida do Grupo, e da família, para serem compilados em um único post. Mas já deve ter ficado o gosto de querer saber mais.


Não vamos parar por aqui, e queremos mudar o setor da saúde brasileira e do mundo, através da genética e da biotecnologia. O futuro é porsonalizado e direcionado.


Como minha vó diz, o importante é ter saúde.



Prof. Dr. Euclides Matheucci Jr e seu irmão, aos 4 anos de idade.


41 visualizações0 comentário
bottom of page